BLOG PARA MÚSICOS E SOBRE INSTRUMENTOS MUSICAIS – MUNDOBENDS
A proposta do site, ou blog, é bem interessante, é a de trazer conteúdo para um público carente de material e cheio de dúvidas. O Mundobens promete trazer novidades, artigos especializados, esclarecer dúvidas, sugerir equipamentos, criar guias de compra para o seu primeiro instrumento, reviews… enfim é todo um rico material e um lugar bacana para você que é músico ou curte Instrumentos Musicais se engajar.
Um Blog de Músico para músico.
GUITARRA SHELTER NASHVILLE A LES PAUL BOA E BARATA
Mas ainda sim, de um modo geral, uma Epiphone não consegue caber no bolso de um guitarrista iniciante que se encontra com pouquíssimos tostões no bolso. Para resolver este assunto nas lojas existem inúmeras guitarras que copiam o modelo Les Paul, e oferecem preços mais atrativos, o problema que a maioria não oferece guitarras de qualidade.
A Mundomax foi atrás e achou a Nashville da Shelter, uma guitarra com preço médio, não é mais barata, mas o preço ainda está abaixo de uma Epiphone Studio. O detalhe desta guitarra é que ela timbra tão bem quanto uma Epiphone, duvida? Confira no Vídeo Review abaixo:
A Shelter Nashville
Pontos Positivos
- Braço Colado (Set in Neck): Esta é uma característica que gosto de destacar na Nashville, normalmente presente só em guitarras mais caras. O braço colado ao corpo oferece um incrível sustain no timbre, que o som vibra em toda a guitarra.
- Boa qualidade de acabamento.
- Ferragens cromadas e ponte tune-o-matic.
- Qualidade de timbre equiparável as Epiphones Les Paul Studio, porém mais em conta.
- A guitarra é ideal tanto para aprender com um instrumento de qualidade, quanto para quem já quer subir aos palcos, mas está com o orçamento curto.
- Tarraxas blindadas bem estáveis.
Pontos negativos
- A guitarra não acompanha bag ou case.
- A guitarra chega na sua casa “tocável”, com uma regulagem padrão de fábrica, mas dependendo do seu gosto, principalmente em relação a altura das cordas e captadores, você vai precisar levar para um luthier fazer as devidas regulagens, que saem em torno de R$40 a R$90.
Características Técnicas
- Modelo clássico Les Paul 22 trastes; - corpo em basswood arched top; - Braço colado set in neck em marfim; - escala em rosewood; - marcação em madrepérola estilo trapézio; - ponte tune-o-matic cromada; - chave de 3 posições; - 2 captadores humbucker; - tarraxas blindadas 3×3; - 4 knobs – 2 volumes e 2 tons; - Escudo: Creme. Cores Disponíveis: - Black – B (Preto); - CS (Cherry Sunburst ); - 2TS (2 Tons Sunburst ); - Wine Red – WR (Vinho); - White – W (Branco).
Para Comprar ou conferir o preço acesse nossa loja virtual clicando no link abaixo!
POSSO COLOCAR CORDAS DIFERENTES NO MEU VIOLÃO?
Vejamos: Se analisarmos as características ambos os violões, fabricados em sua originalidade, poderemos logo de cara perceber inúmeras diferenças entre eles além de apenas o encordoamento aço e nylon.

A começar pelo braço, que são mais largos nos violões para encordoamento nylon que nos de aço. Isso se deve não só porque as bitolas das cordas de nylon são mais espessas que as de aço – que são mais finas, mas também porque a densidade das mesmas são menores, o que faz com que precise de mais espaço vibratório para atingir as mesmas notas que uma corda de aço. E o braço de um violão para encordoamento aço é muito mais resistente que o para nylon, portanto, o excesso ou a deficiência de tensão pode empenar o braço do violão tanto para frente (cordas de aço em violão para nylon) como para trás (cordas de nylon em violão para aço).
Outra diferença importante está na confecção das “espinhas” internas, que nos violões para encordoamento nylon são mais finas que as dos para aço – mais grossas e resistentes. Isso é preciso para que o tampo não ceda mediante a tensão que a corda de aço exerce e acabe por ovalar ou descolar da tira que a fixa internamente. Nos de nylon, porém, já não é preciso usar tanta madeira – essas cordas fazem menos força no violão em si. Observe um detalhe: Como as cordas de nylon têm menos volume de timbre que as de aço, portanto, soa mais baixa. Isso exige que o violão nylon tenha uma caixa de ressonância com menos madeira e espinhas para compensar essa “perda” em relação à corda de aço com mais acústica.
Em seguida, outra diferença marcante entre ambos está nas tarraxas e no cavalete. As cordas de nylon são fixadas em tarraxas tipo borboleta/saca-rolha, enquanto as de aço são fixadas em tarraxas semelhantes às de guitarra (pinos blindados). Se colocar cordas de aço em violão nylon, a força provavelmente estragará as tarraxas e o plástico que a reveste, além de estragar a fixação da afinação posteriormente. Já o inverso – nylon em tarraxas aço – danificará o encordoamento que ficará com a durabilidade comprometida. O cavalete é outra peça que acumula diferenças, pois nos violões para encordoamento nylon eles são do tipo passante, enquanto nos de aço são do tipo pino de fixação. E os cavaletes para nylon, lógico, são mais frágeis, pois o a tensão do encordoamento fica concentrada diretamente nele, sem a ajuda do tampo.
Quanto ao som, devido às características de fabricação diferentes, violões para nylon quando com encordoamento aço tendem a perder muito médio e ganhar muita “sujeira” na reverberação e os agudos ficarão disformes. Já cordas de nylon em violão confeccionado para aço reproduzem um som com excessos de médio, estridente, agudo poluído e o grave disforme, meio pesado e sem brilho.
Enfim, não existe vantagem nenhuma – nenhum ganho, ao modificar a orientação de encordoamento para qual o violão foi projetado originalmente e eu não conheço violão híbrido, creio que não exista. Pense nisso, antes de cometer a besteira de colocar cordas de aço em violões para nylon ou vice-versa. No primeiro caso, fatalmente você estragará o seu violão enquanto que no segundo caso colecionará apenas perdas no desempenho do mesmo. O melhor a fazer é adquirir o violão certo que atenda às suas necessidades de estudo/prática, ou então um exemplar de cada tipo.
DICA DE TECLADO INTERMEDIÁRIO: CASIO CTK-4200
Isso acontece por que de fato um teclado meramente iniciante não possui: sensibilidade nas teclas, saída para fones de ouvido, um bom timbre de piano e conexão para pedal sustain. Itens essenciais para o aprendizado e evolução na música!
O Casio CTK-4200
Aqui fica a dica de hoje para você que se encaixa na história acima, ou já quer aprender em um teclado de nível semi-profissional e que ofereça todos os recursos necessários para o aprendizado e crescimento musical, e que ainda já proporcione tocar “ao vivo”.
O que destaco do Casio CTK-4200 é o timbre de piano, é muito interessante como soa bem e limpo o timbre de piano deste teclado. Não só o de piano, mas, de um modo geral, todos os timbres do teclado são muito bem sintetizados, de qualidade surpreendente, o que dá totais possibilidades de você tocar o teclado “ao vivo”, sozinho ou com uma banda. Confira o timbre dele abaixo:
Bem, este teclado tem ainda 2 níveis de senbilidades nas teclas, perfeito para dar expressão e profundidade no seu toque. Conta com conexão para pedal sustain, possui conexão para saída de áudio e uma prática conexão USB para ligação direta com o PC, um luxo para teclados nesta faixa de preço.
O Casio CTK-4200 possui 180 timbres integrados para você trabalhar com suas canções e ainda, por ser um teclado arranjador, 152 canções de acompanhamentos, ideal para você tocar sozinho ou treinar ritmos em sua casa.
O teclado conta inúmeros outras características, citei aqui apenas o que julgo ser mais importante para demonstrarmos o teclado. Enfim, o Casio CTK-4200 é uma dica da Mundomax para quem não quer errar na hora de comprar seu teclado, não quer ou não pode gastar muito e procura um instrumento completo, de qualidade.
Gostou? Quer saber mais sobre o Casio CTK4200, conferir mais características e o preço? Confira no link abaixo:
METEORO ATOMIC DRIVE
O Atomic Drive é um excelente amplificador para iniciantes, pois conta com 20W RMS e um falante de 8″.
Este amplificador fala muito alto se considerado o tamanho que ele é. Além do ótimo timbre de distorção, do visual com acabamento primoroso e da sua potência , ele conta com toda a tecnologia dos maiores amplificadores da linha.
Possui cinco knobs: um de ganho, um de volume e a equalização de graves, médios e agudos. Oferece um ótimo clean e funciona muito bem com pedais!
Ganhou nota máxima em todos os quesitos do teste efetuado pela revista Guitar Player Brasil. Sendo um amplificador com alta performance pelo preço que é pedido nele.
O Atomic Drive é um excelente cubo para estudo, pois é pequeno e leve, sendo fácil de carregar para ensaios, apresentações, entre outros eventos.
Você pode achar o Atomic Drive na Mundomax através do seguinte link: http://bit.ly/AtomicDrive
REVIEW: GGX-1HH GIANNINI
A GGX-1HH faz parte da linha de entrada da Giannini. Significa que ela é destinada ao público que está começando a aprender a tocar guitarra agora. Ela possui um excelente custo x benefício, com uma excelente escala e tocabilidade.
A GGX-1HH tem o corpo em Basswood, que além de ser resistente, possui um timbre que reforça os graves produzidos. Ela possui uma pintura preta fosca, coisa que você não encontra na maioria das guitarras da linha de entrada. É uma pintura muito bem feita e bonita, apesar de bem discreta. A vermelha possui uma cor metálica.
Ela possui o braço em Maple e escala em Rosewood marcada por bolinhas com 22 trastes em Alpaca. No headstock, temos tarraxas blindadas e cromadas.
Se falarmos do Hardware e dos Controles da guitarra, a GGX-1HH apresenta um diferencial: apesar dela ter um formato de uma Stratocaster normal, ela possui dois captadores duplos(Humbuckers), visando a galera mais rockeira que procura usar mais distorção para tocar.
A Chave Seletora de Captadores tem três posições. Na primeira, ela destaca os graves, pois ela é focada apenas no braço da guitarra. Na posição central, ela deixa o grave bem presente também, porém deixa o som um pouco “estalado”. Na terceira posição, ela deixa o timbre mais brilhante e agressivo enquanto estalado, pois é focado na Ponte do violão, excelente para fazer solos.
Além das Chaves Seletoras, a GGX-1HH tem três knobs para ajudar a regular o som da guitarra. São dois knobs de Tone e um de Volume. As Ferragens são cromadas e possui a ponte no tipo padrão(Standard).
A combinação dos Humbuckers com o Corpo e os Controles da Stratocaster padrão, tornam a GGX-1HH uma ótima guitarra para começar a aprender a tocar sem se preocupar com o estilo.
Se interessou? Você encontra a GGX-1HH na Mundomax por um preço super baixo!
Confira em: bit.ly/GGX-1HH
COMO GANHAR UM VIOLÃO DE GRAÇA?
A frase “Ganhar violão de graça” pode até ser uma redundância. Mas acredite, o fato de “ganhar”, nem sempre significa que você não pagou nada.
A história é que todos sonhamos em um dia simplesmente ganhar um violão, ou qualquer outro instrumento musical, e de graça. Esta é normalmente uma regalia de endorses e músicos famosos, mesmo que eles sejam ricos e tenham totais condições de comprar seu próprio violão. Mas hoje vamos estudar 7 passos para você ganhar o seu violão, e com frete grátis.
Caso siga na risca as dicas abaixo, ganhará rapidamente seu violão, e de graça. E se tiver sorte pode ganhar mais do que um!
1 – Atualize sua lista de emails
Faça uma lista com as 50 principais marcas de violão que você conhece. Caso não conheça muitas, uns 5 minutos no Google você já descobre as 50. Bem, agora acesse os sites das respectivas marcas e anote seus emails. Crie então uma lista de contatos em seu email pessoal.
2 – Ponha a criatividade para funcionar
Agora escreva um texto bem meloso, com muitas frases apelativas como: “por favor” “eu necessito”, “eu preciso disso para viver”… Puxe o saco da marca: “Meu sonho sempre foi tocar em violão de vocês”, “vocês são a maior marca de violões do planeta”… E a melhor dica: Crie uma história! “Minha mãe está doente” “Meu pai foi músico e confiou a mim a missão seguir com seu dom”, “roubaram o meu violão, é esta é a minha única fonte de renda”, “Tenho apenas 10 dias de vida, e este é meu maior sonho”… Bem, seja criativo.
3 – Utilize Técnicas de Persuasão
Acesse sua lista de emails, presente no primeiro passo, e envie o texto que você criou para os 50 emails, tomando o devido cuidado de substituir os nomes das marcas e modelos de violão em cada email.
Mas não faça isso apenas uma vez, e sim por vários dias e várias vezes por dia.
4 – Use e abuse do Facebook
Já se sabe que grandes marcas tem grande presença nas redes sociais, use isso.
Curta a Fan Page de todas as marcas. Compartilhe as últimas 10 postagens de cada marca, comente e distribua likes. Feito isso, mande por “inbox” o email, escrito anteriormente, para cada marca.
Compartilhe então a mensagem nas fan pages das marcas, isto vai fazer com que outros “clientes” da marca se sensibilizem com sua história, e comecem a fazer força para você ganhar o violão. Uma marca sensata e preocupada com seus músicos, certamente terá prazer de postar um comentário dizendo que lhe presenteará com o instrumento.
5 – Crie uma Hashtag
Crie no Twitter uma hashtag boa para se decorar, do tipo #MeAjudeComUmViolãoPeloAmordeDeus ou #UmViolãoParaMim… coisas deste tipo e espelhe pela rede. Poste nas fan pages.
6 – Faça um Vídeo Depoimento
Hoje o Youtube está entre os maiores recursos para se espalhar um “viral”, um vídeo com muitos acessos com certeza chegará até alguém responsável.
Então crie um vídeo depoimento generalista, contando a sua história dramática e pedindo um violão. Chore se possível. Espalhe pelas redes sociais.
7 – Entre em contato com Programas de Televisão
Aqui está o Ápice do seu sucesso. Programas populistas como Gugu, Domingo Legal, Luciano Huck, Ratinho… conseguem casas, carros, apartamentos e rios de dinheiro para as pessoas que possuem histórias dramáticas. Como a sua.
Então, entre em contato as emissoras. Mas não por email, por que você nunca vê o Gugu falar que recebeu um email, mas sim uma carta. Uma longa carta seria bem interessante, mas identifique-se como um parente, ou um amigo seu, como se fosse uma surpresa para você. E bingo!
Após este último passo, é só sentar com um balde de pipoca em frente a TV e esperar que a mágica aconteça.
OBS.: Este artigo foi escrito e publicado no dia 1 de Abril de 2013, que, coincidências a parte, é conhecido como o “dia da mentira”. Então, não leve muito a sério as dicas repassadas no texto, a não ser que você realmente deseje ganhar um violão de graça!
AMPLIFICADORES YAMAHA THR-5 E THR-10
Hoje vamos tratar da nova linha de amps da Yamaha, a THR. Equipamentos de ponta para um público específicos de guitarristas. São dois modelos o THR-5 e o THR-10. Eles resumem bem a necessidade de um amplificador fora do palco. Dinâmica e som real de válvulas, excelente som em um volume menor, qualidade genuína de hi-fi estéreo e excelente capacidade de gravação. Abaixo você tem o Tuco Marcondes testando um THR-10.
O Conceito THR
Os Amplificadores convencionais funcionam muito bem no palco. Mas quando utilizados para ensaio ou trinos dentro do seu quarto, bem, com o volume no mínimo, eles realmente acabam não soando tão bem. E amplificadores transistores menores, para estudo, possuem qualidade de timbre muito inferior. Pensando nisso a Yamah criou o THR, amplificadores com tecnologia digital que tendem a simular válvulas originais.
O THR emula vários amplificadores tradicionais do mercado, como Marshall e Mesa/Boogie, e o aparelho ainda traz uma prática entrada auxiliar, na qual se pode plugar, sem complicações, qualquer MP3 player razoável. Isso fará com que o THR amplifique, simultaneamente, o som da sua guitarra/baixo/teclado e de alguma música ou backing track para improvisos.
Eles são indicados para estudo em casa, ensaios com a banda e palcos menores! Saiba quanto custa?
Qual a diferença entre o THR-5 e THR-10?
Enquanto o Yamaha THR-5 traz apenas uma única possibilidade de equalização — convenientemente chamada de “tone” (tom), assim como ocorre na maioria dos pedais de distorção/overdrive —, a sua versão maior é capaz de regular, independentemente, graves, médios e agudos da sua saída.
A versão maior do THR 10 tem mais três possibilidades de entrada adicionais: em “Bass” você pode plugar um bom contrabaixo (embora as 3 polegadas do falante representem uma restrição óbvia); “Acoustic”, como o nome indica, é perfeito para um violão elétrico; e “Flat” pode ser utilizado para teclados, por exemplo.
Por fim, o THR 10 se diferencia ainda por trazer cinco locais de memórias para configurações de usuário (nos quais você pode registrar suas melhores regulagens) e também volumes independentes para a saída do instrumento e da entrada auxiliar. Desnecessário dizer: o tamanho relativamente pequeno do THR 5 não deixa de ser algo atraente.
Tecnologia HI-FI de áudio Yamaha e conexão USB
THR foi desenvolvido junto ao premiado departamento de AV (Áudio e Vídeo) da Yamaha para oferecer um som Hi-Fi verdadeiramente estéreo e uma nova experiência para amplificadores de guitarra. Os speakers exclusivos e especialmente projetados foram otimizados para lidar tanto com violãões, guitarras e baixos quanto para você plugar o seu iphone e usar como playback para ensaios e momentos de lazer.
O design do THR oferece uma reprodução em estéreo de seu smartphone (Iphone, Ipod, etc) ou outro dispositivo, por meio de sua entrada AUX, ou direto do seu computador através da conexão USB.
Galeria de Fotos
Bem, enfim os amplificadores Yamaha THR-5 e THR-10 são impressionantes! E em todos os sentidos. Aqui na Mundomax você os encontra a preços bem bacanas, confira no link abaixo:
AS GUITARRAS FENDER STRATOCASTER ROLAND V-GUITAR
A nova linha V-Guitar reinventou a guitarra elétrica, transformando-a em guitarra eletrônica, com o clássico design e qualidade sonora da Fender Stratocaster® e a tecnologia de ponta da Roland inserida para estender os recursos do instrumento mais amado do mundo.
Mesclando a construção, tocabilidade e o som respeitados da Stratocaster com as tecnologias da Roland, como a COSM de simulação de instrumentos e a interface GK de treze pinos, as V-Guitar são o que há de mais avançado no mercado atual para guitarras.
Assista ao vídeo abaixo e se encante:
A Roland/Fender GC-1
A linha V-Guitar também inclui a GC-1 ‘Roland Ready Strat’, uma Fender Stratocaster 100% autêntica, com o sistema de captação GK da Roland embutido. Isso lhe dá acesso instantâneo a qualquer produto que necessita de um captador GK, como o sintetizador GR-55 e o sistema VG-99. Utilizando a GC-1 com algum destes incríveis dispositivos, você conseguirá uma paleta de sons impossível de se obter com qualquer outra guitarra, de timbres clássicos de Strato a texturas ilimitadas de sintetizador e além.
A Roland/Fender GC-5
A G-5 VG Stratocaster torna esse sonho realidade, com 20 variações de instrumentos e captadores – mais a mudança instantânea de afinação – disponíveis nas pontas dos seus dedos. Com a G-5, você pode alterar seu timbre facilmente, usando apenas um instrumento ao invés de ficar trocando de guitarra toda vez que precisar de uma nova afinação ou timbre. Conecte-a em qualquer amplificador para obter sons de violão de nylon, até guitarras brutais de metal, afinadas em B, tudo isso com um simples giro de um knob.
Enfim, a V-Guitar não é uma simples guitarra; é um desenvolvimento revolucionário que trás o instrumento mais popular do mundo para os tempos modernos. Bem-vindo à nova era da tecnologia musical – a era da guitarra eletrônica. Confira os preços na Mundomax, no link abaixo:
O QUE É UMA VIOLA DE ARCO?
A Viola de Arco é um instrumento típico em orquestras e comumente confundida com violino. Mas não se trata do mesmo instrumento. A viola de arco é conhecida também como Viola Clássica, Viola Erudita, Viola Sinfônica e Viola Orquestral, ou simplesmente ‘Viola’ em lugares em que não haverá risco de se confundir com algum outro instrumento, como uma viola caipira por exemplo.
No vídeo abaixo o violista Alexandre Mazak explica o que é e mostra um pouco do som deste belo instrumento que é a viola de arco.
Como o violino, é colocada debaixo do queixo para ser tocada, mas, como o seu comprimento é maior que o do violino, o instrumentista precisa estender um pouco mais o braço esquerdo para tocá-la. Também as distâncias entre uma nota e outra são maiores que as do violino. As quatro cordas são mais compridas e mais grossas em comparação com as do violino e são afinadas uma quinta abaixo.
A Viola de arco tende a ter um som mais encorpado, doce, menos estridente e mais grave que um violino. E apesar de maior, a viola é relativamente pequena em tamanho se comparada às notas graves que produz. Essa extensão do registro grave, juntamente com o fato de as cordas serem um pouco mais grossas que as do violino, confere à viola um timbre mais escuro, menos brilhante, mesmo quando ela toca notas exatamente na mesma altura. As notas agudas têm uma tendência a soar rarefeitas, mas o timbre dos registros médio e grave da viola é intenso e rico.
Afinada nos tons Lá (1°corda), Ré (2°corda), Sol (3°corda), Dó (4°corda), a viola possui um notável poder expressivo de acento mais suave, recolhido e melancólico. Grandes compositores, clássicos, românticos e modernos, apreciando as qualidades extremamente emotivas deste instrumento escreveram obras muito importantes como concertos, sonatas e suítes.
Na Mundomax você encontra boas violas de arco, Confira no link abaixo: